segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Tambores

Os tambores são utilizados desde as mais remotas eras da humanidade. Acredita-se que os primeiros tambores fossem troncos ocos de árvores tocados com as mãos ou galhos. Posteriormente, quando o homem aprendeu a caçar e as peles de animais passaram a ser utilizadas na fabricação roupas e outros objetos, percebeu-se que ao esticar uma pele sobre o tronco, o som produzido era mais poderoso. Pela simplicidade de construção e execução, tipos diferentes de tambores existem em praticamente todas as civilizações conhecidas. A variedade de formatos, tamanhos e elementos decorativos depende dos materiais encontrados em cada região e dizem muito sobre a cultura que os produziu.

Os tambores exerciam nas civilizações primitivas diversos papéis. Além da produção de música para rituais e festas, os tambores, devido à sua grande potência sonora, também foram usados como meios de comunicação.
Nos textos bíblicos é possível encontrar várias referências ao tambor. Entre muitas, de destacar, no antigo testamento, alguns exemplos: Após a passagem pelo mar Vermelho, Miriam e as mulheres de Israel dançaram ao som de tamboris (Êxodo 15:20). Outras mulheres dançaram com tamboris após as vitórias de Saul e David (1 Samuel 18:6). O Salmo 149 (verso 3) incentiva a louvar ao Senhor com harpa e adufe.












Tambores Lakota






























Tambores Cherokee Masculino




Tambores Cherokee












4 comentários:

  1. Belíssimo trabalho Tiago.
    Parabéns irmão!

    ResponderExcluir
  2. Tiago,parabens pelo seu trabalho mãos abençoadas pelo papai do céu,continue...e que vc tenha muito sucesso,gde abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Tiago,

    Quanto custa cada tambor? me interessei pelo com a imagem do tigre!

    ResponderExcluir
  4. Olá Tiago,

    Belíssimo trabalho hein.
    Você comercializa esses tambores e filtros dos sonhos? Meu interessei! Favor entrar em contato cintiapossas@hotmail.com

    ResponderExcluir